Nesta edição da seção “Pergunte ao especialista”, indagamos a uma médica se crianças podem tomar café, e a partir de qual idade.
Resposta: Patricia Rezende, pediatra do hospital Prontobaby, no Rio de Janeiro:
A partir dos 2 anos a criança pode provar pequenos goles de café, de preferência coado e diluído. Mas o ideal é mesmo é provar o café após os 6 anos e, mesmo assim, beber no máximo uma xícara pequena (50 ml) por dia. Isso equivale a cerca de 70 a 140 mg de cafeína, ou 95 mg em média, por xícara.
LEIA TAMBÉM:
Como manter a família protegida se alguém da casa está com covid-19?
Sociedade Brasileira de Pediatria alerta: não é recomendado o uso de cloroquina em crianças
20 ideias para pintar o teto e mudar totalmente a decoração
Os pais podem dar preferência ao ‘pingado’, com bastante leite e só um pouquinho de café, e pela manhã, para não atrapalhar o sono. Como o café é estimulante, a criança pode apresentar taquicardia e agitação, mesmo respeitando a quantidade máxima de 50 ml, já que a sensibilidade à cafeína é individual. Então é bom ficar atento a esses efeitos.
Além disso, o café pode dificultar a absorção de ferro e cálcio, fundamentais para a saúde da criança nesse período de desenvolvimento rápido, então é importante não exagerar.
Adolescentes devem seguir a recomendação de 100 mg de cafeína por dia no máximo, sempre atentando para a sensibilidade e efeitos de taquicardia e agitação.